LIVIA BRITO, 14 ANOS, VAI DISPUTAR O CAMPEONATO PAULISTA SUB-20, DEFENDO FRANCA

TALENTO DE CASA BRANCA, ATUALMENTE EM FRANCA!

Aos 14 anos, a atleta casa-branquense Lívia Elena da Rocha Brito alcançou um marco em sua carreira ao estrear no Campeonato Paulista Sub-20 de basquete feminino, defendendo as cores do Franca Basquetebol Clube, uma das mais tradicionais equipes do basquete paulista. A jovem já participou de seus dois primeiros jogos pela categoria, encarando adversárias com maior experiência e desenvolvimento físico. Surpreendida com a oportunidade de atuar em uma categoria muito acima da sua idade, Lívia demonstra maturidade ao avaliar os desafios e projetar seu crescimento na temporada.

Lívia iniciou sua trajetória aos 6 anos na ACCPE, dentro do projeto de basquete da Prefeitura Municipal de Casa Branca, sob a orientação do professor Bulute e, posteriormente, do professor Tertu. Após o seu destaque na Copa São Paulo Sub-16 de 2025, quando ainda tinha apenas 13 anos, Lívia foi selecionada para a Seleção do Campeonato, e foi justamente naquele torneio que os olheiros do Franca notaram o potencial da jovem jogadora.

Perguntada sobre como foi estrear no Campeonato Paulista Sub-20, Lívia não conteve a alegria ao relatar o momento. "Fiquei muito feliz por ter estreado no sub 20, quando entrei no jogo ainda não estava acreditando! Vi que as meninas são bem mais experientes, mas também percebi que é uma oportunidade muito boa para evolução!", revelou a atleta perante seu primeiro contato com a categoria.


A surpresa foi ainda maior quando se trata das expectativas que Lívia tinha antes dessa oportunidade. Questionada se esperava receber essa chance tão cedo, a jovem foi sincera: "Não.. não esperava que iria jogar o sub 20 ainda esse ano, fiquei muito animada por poder participar de mais uma categoria!" A precocidade da oportunidade reflete não apenas o talento da atleta, mas também a confiança que o Franca Basquetebol Clube deposita em sua evolução.


Quando indagada sobre os maiores desafios de jogar em uma categoria acima da sua idade, Lívia identificou os obstáculos enfrentados: "Acho que um dos maiores desafios em jogar em uma categoria acima é jogar contra meninas que são bem mais experientes, jogam a mais tempo e o físico delas é diferente."

Apesar dessa realidade desafiadora, a jovem atleta não se deixou intimidar. Nos dois primeiros jogos, mesmo com o time sofrendo duas derrotas, Lívia entrou em quadra com determinação. "Quando entrei em quadra tentei dar o meu melhor, e mesmo com as duas derrotas, sinto que foram jogos bons para a evolução do time e a minha evolução também, mas espero poder estar evoluindo mais e mais com os treinos e os jogos!", afirmou.

Para Lívia, a experiência no Sub-20 transcende os resultados imediatos. "Para mim, tem um grande valor, com mais quantidade de jogos e jogando categorias acima, sinto que é uma grande oportunidade de melhorar na minha carreira e cada vez mais ficar mais segura e confiante no que eu quero. Eu espero que esse restante de temporada seja muito abençoado, que a gente treine muito para conseguirmos sair dos jogos vitoriosas e se a derrota vir, aprendemos com ela e com nossos erros, assim então, vamos ficando cada vez mais fortes”, comentou Lívia.

Reconhecendo a base que a sustenta nessa jornada longe de casa, Lívia fez questão de expressar sua gratidão: “Eu gostaria de agradecer primeiramente a Deus por me abençoar e me proteger sempre nos treinos, nos jogos, dentro e fora de quadra! E também queria agradecer toda minha família, principalmente meu pai Fábio e minha mãe Cristiane, que são pais incríveis, sempre me apoiam em qualquer decisão e são as pessoas que realmente torcem por mim e querem o meu melhor!”, finalizou.

Fonte: Portal da Cidade Casa Branca, por Fábio Brito 

Categoria:

Deixe seu Comentário