LIVIA BRITO, 14 ANOS, VAI DISPUTAR O CAMPEONATO PAULISTA SUB-20, DEFENDO FRANCA
TALENTO DE CASA BRANCA, ATUALMENTE EM FRANCA!
Aos
14 anos, a atleta casa-branquense Lívia Elena da Rocha Brito alcançou
um marco em sua carreira ao estrear no Campeonato Paulista Sub-20 de
basquete feminino, defendendo as cores do Franca Basquetebol Clube,
uma das mais tradicionais equipes do basquete paulista. A jovem já participou
de seus dois primeiros jogos pela categoria, encarando adversárias com maior
experiência e desenvolvimento físico. Surpreendida com a oportunidade de atuar
em uma categoria muito acima da sua idade, Lívia demonstra maturidade ao
avaliar os desafios e projetar seu crescimento na temporada.
Lívia iniciou sua trajetória aos 6 anos na ACCPE, dentro do projeto
de basquete da Prefeitura Municipal de Casa Branca, sob a orientação do
professor Bulute e, posteriormente, do professor Tertu. Após o seu destaque
na Copa São Paulo Sub-16 de 2025, quando ainda tinha apenas 13
anos, Lívia foi selecionada para a Seleção do Campeonato, e foi
justamente naquele torneio que os olheiros do Franca notaram o potencial da
jovem jogadora.
Perguntada sobre como foi estrear no
Campeonato Paulista Sub-20, Lívia não conteve a alegria ao relatar o momento.
"Fiquei muito feliz por ter estreado no sub 20, quando entrei no jogo
ainda não estava acreditando! Vi que as meninas são bem mais experientes, mas
também percebi que é uma oportunidade muito boa para evolução!",
revelou a atleta perante seu primeiro contato com a categoria.
A surpresa foi ainda maior quando se trata das expectativas que Lívia tinha
antes dessa oportunidade. Questionada se esperava receber essa chance tão cedo,
a jovem foi sincera: "Não.. não esperava que iria jogar o sub 20 ainda
esse ano, fiquei muito animada por poder participar de mais uma
categoria!" A precocidade da oportunidade reflete não apenas o
talento da atleta, mas também a confiança que o Franca Basquetebol Clube
deposita em sua evolução.
Quando indagada sobre os maiores desafios de jogar em uma categoria acima da
sua idade, Lívia identificou os obstáculos enfrentados: "Acho que um
dos maiores desafios em jogar em uma categoria acima é jogar contra meninas que
são bem mais experientes, jogam a mais tempo e o físico delas é diferente."
Apesar dessa realidade desafiadora, a jovem
atleta não se deixou intimidar. Nos dois primeiros jogos, mesmo com o time
sofrendo duas derrotas, Lívia entrou em quadra com determinação. "Quando
entrei em quadra tentei dar o meu melhor, e mesmo com as duas derrotas, sinto
que foram jogos bons para a evolução do time e a minha evolução também, mas
espero poder estar evoluindo mais e mais com os treinos e os jogos!",
afirmou.
Para Lívia, a experiência no Sub-20
transcende os resultados imediatos. "Para mim, tem um grande valor, com
mais quantidade de jogos e jogando categorias acima, sinto que é uma grande
oportunidade de melhorar na minha carreira e cada vez mais ficar mais segura e
confiante no que eu quero. Eu espero que esse restante de temporada seja muito
abençoado, que a gente treine muito para conseguirmos sair dos jogos vitoriosas
e se a derrota vir, aprendemos com ela e com nossos erros, assim então, vamos
ficando cada vez mais fortes”, comentou Lívia.
Reconhecendo a base que a sustenta nessa
jornada longe de casa, Lívia fez questão de expressar sua gratidão: “Eu
gostaria de agradecer primeiramente a Deus por me abençoar e me proteger sempre
nos treinos, nos jogos, dentro e fora de quadra! E também queria agradecer toda
minha família, principalmente meu pai Fábio e minha mãe Cristiane, que são pais
incríveis, sempre me apoiam em qualquer decisão e são as pessoas que realmente
torcem por mim e querem o meu melhor!”, finalizou.
Fonte: Portal da
Cidade Casa Branca, por Fábio Brito